segunda-feira, 2 de julho de 2012

Como Minimizar os Poros

O tamanho dos poros é algo determinado geneticamente. Os genes não podem ser alterados, mas outros fatores que influenciam a textura da pele sim.
Os principais responsáveis pelo aumento dos poros são:
  • Cravos: o acúmulo de células mortas, sujeira e oleosidade entope e alarga os poros. Quando essa obstrução entra em contato com ar, ela oxida e escurece. Assim surgem os cravos.
  • Acne: as manchas de acne e espinhas estendem os poros. Algumas podem, inclusive, deixar cicatrizes que dirigem mais atenção ainda para determinadas áreas do rosto.
  • Danos por causa do sol: a exposição excessiva aos raios solares pode causar a dilatação das células ao redor dos poros e, consequentemente, o aparecimento de manchas.
  • Perda de elasticidade: conforme a pele envelhece, o colágeno e a elastina enfraquecem. Com isso, as paredes dos poros perdem sua estrutura, colapsando parcialmente e gerando uma textura irregular na pele.

Medidas simples podem ser incluídas facilmente à sua rotina de beleza para manter os poros limpos e em seu tamanho mínimo:
  • Lave o rosto com água gelada ou morna e produtos suaves, próprios para seu tipo de pele. Duas vezes ao dia é suficiente. O exagero pode ter o efeito contrário. Remover constantemente a oleosidade natural aumenta ainda mais sua produção para compensar a falta. 
  • Use protetor solar. Isso reduz o risco de danos, tais como marcas de expressão, melasmas e flacidez. 
  • Dê preferência às formulações não-comedogênicas. Elas evitam alergias e o entupimento dos poros. Mesmo assim, sempre lave o rosto antes de dormir. Essa é a dica principal.   
  • Não esprema cravos e espinhas. Isso apenas espalha as bactérias, enquanto, simultaneamente, irrita e agride a pele impedindo que ela se cure. 
  • Visite regularmente um bom dermatologista. Ele irá indicar o melhor tratamento de acordo com suas necessidades.


Tenha em mente que nada pode fazer com que os poros desapareçam. Eles são parte da constituição biológica do ser humano. Se alguém ou algum produto faz essa promessa, não acredite.
Lívia China

Descerramento: os produtos exibidos nesse post não trazem nenhum tipo de afiliação com as marcas citadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário