terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Entrevista com Ezio Philot - CIA FOTOGRÁFICA


Ezio Philot - Fotógrafo de Moda
Muitas vezes uma bela foto não basta para brilhar. O mais importante de tudo é ter talento, e esse componente não lhe falta! Suas lentes captam o cenário, traduzindo desejos de moda para realidade. Os objetos, atmosfera, tudo isso serve de inspiração. Ele respira moda e suas fotos quase falam, sua luz desnuda o mistério e dá forma as silhuetas.


Cris Cotts. Como começou a trabalhar com fotografia?

(Ezio) Na verdade a fotografia sempre esteve no sangue da família Philot, tanto na fotografia artística como no foto-jornalismo como por exemplo o fotógrafo Anibal Philot que foi Editor de fotos do Jornal O Globo na década de 90. Mas a fotografia me tocou de uma maneira diferente: sem esperar tive meu dia de estrela quando fui fotografado para uma grife de Moda praia por uma fotógrafa de São Paulo. Depois de 2 anos pulei para traz da câmera e não saí mais.


Cris Cotts. Que tipo de arte fotográfica te atrai mais?

(Ezio) Amo fotografar moda, e entendo seus conceitos, sua linguagem, moda não é para quem gosta é para quem sente, e faz acontecer. Hoje poucos olham a fotografia por esse ângulo. Gosto também da sensualidade, é um universo delicado porque a verdadeira sensualidade não é aquela que expõe e sim que induz, faz você querer ver mais. Trabalhei com foto-jornalismo por 10 anos, tanto como fotógrafo como editor de fotos, na Tribuna de Petrópolis, mas  foi o Diário de Petrópolis quem me descobriu. Hoje fotográfo noivas em uma linguagem moderna, e ousada, é como se eu estivesse fotografando moda.


Cris Cotts. Fale como foi fazer o trabalho com a (Gatto Blu).

(Ezio) É delicioso trabalhar com eles, com certeza um dos meus melhores clientes. Eles são honestos com seu próprio produto, tem bom gosto, não tentam levar vantagens com aumento de composições, é aquilo e pronto, está nas minhas mãos. Na produção eles acompanham dando assistência à produtora, apenas isso, e vibram. Isso dá um resultado ímpar, como se pode ver nas fotos. Eles são empreendedores, divertidos  e acreditam nas minhas opiniões, isso acontece porque acabo dirigindo o set, pois a luz natural é que define o resto.


Cris Cotts. Fale um pouco da modelo Carol Guimarães (Gatto Blu).

(Ezio) A modelo é 10, uma promessa no mundo da moda. Descobri Carol Guimarães aos 12 anos e vi que ela tinha a cara da Gatto Blu, aos 13 ela já estava em frente às câmeras segurando com muito talento a produção. Ela é uma criança, mas quando é mirada pela minha lente ela se transforma nessa gata fatal. Quase não interfiro, pois ela já acontece porque já sabe do que gosto e o que busco. Adoro ela, e acredito no seu futuro.


Cris Cotts. Quais são suas novas visões com trabalho fotográfico em moda?

(Ezio) Fotografia para mim é sentir, ousar, provocar opiniões como fiz recentemente parando a 16 de Março com três modelos de maiô preto banhadas de jóias. Quanto à tecnologia,  ela nos trouxe a praticidade, mas infelizmente favoreceu também a curiosidade e incompetência: a cada esquina nasce um “fotógrafo de moda”, o que se diz, fotografia virou um bico. Mas meus verdadeiros cliente são aqueles que buscam o diferencial, a qualidade e o composite entre o produto e sua imagem institucional. Costumo dizer que existe um diferença muito grande entre gostar de moda e saber como fotografar moda. Petrópolis tem um perfil comercial, mas as vezes consigo dobrar  esse marasmo e conceituar uma produção.








Modelo: Carol Guimarães

Coleção Búzios - verão 2010/11

Direção geral: Andrea Lemos
Direção Fotográfica: Ezio Philot / CIA FOTOGRÁFICA
Produção: Neuza Mattos
Modelo: Carol Guimarães
Designer: Ricardo Marques
Auxiliar de luz: Enok Moravia

CIA FOTOGRÁFICA: 23 anos de Fotografia de Moda


Nenhum comentário:

Postar um comentário